MARATONA DE HISTÓRIAS

O dia 14 de outubro de 2015 foi dedicado à leitura, à contação e ao  compartilhamento de  histórias  na Escola Municipal Rio Grande do Norte.

Durante todo o dia foram disponibilizados vários espaços literários para que a comunidade escolar pudesse aproveitar. Espaços vivos, dinâmicos,  voltados ao incentivo e à democratização da leitura:

&TROCA-TROCA

            Após prévia combinação, as professoras trocaram de turmas.  Por um determinado momento, elas foram  visitar a turma da colega para contar-lhes histórias. 




- PEQUENOS E NOTÁVEIS LEITORES:
Os alunos do  3º e 4º anos foram incentivados a “visitarem” as turmas da EI ao 2º ano, contando-lhes histórias com ajuda de fantoches e pequenas dramatizações.


- JARDIM LITERÁRIO:
O jardim da escola foi enfeitado com novas  “flores” (livros) e o acesso a eles foi realizado durante todo o dia.
Os alunos, sentados  nos banquinhos do jardim  ou  tatames,  liam uns para os outros ou liam silenciosamente.


- VIAGEM ATRAVÉS DA IMAGEM
Uma caixa colorida, com livros e imagens, foi colocada no pátio interno, convidando a criança a fazer sua leitura pessoal. Criaram suas próprias histórias, compartilhando ou não com os colegas.

- PIPAS QUE CONTAM HISTÓRIAS:
O refeitório e as salas foram  enfeitados  com várias pipas. Em cada uma delas, constava título de uma história e um número correspondente.  No horário da merenda, um dado era jogado e o número “sorteado”,  correspondia a um título de um livro de histórias.  Tal  história era lida por um adulto  ou aluno. A atividade aconteceu também nas salas e todas as turmas foram contempladas com ela..


No final de cada turno, as pipas foram sorteadas para os  alunos.




A colaboração e envolvimento  de cada participante foram   significativos. O dia foi intenso, com saldo foi muito positivo. Momentos únicos foram proporcionados aos nossos alunos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário