MARATONA DE
HISTÓRIAS
O dia 14 de outubro de 2015 foi dedicado à leitura, à contação e ao compartilhamento de histórias
na Escola Municipal Rio Grande do Norte.
Durante
todo o dia foram disponibilizados
vários espaços literários para que a comunidade escolar pudesse aproveitar.
Espaços vivos, dinâmicos, voltados ao
incentivo e à democratização da leitura:
&TROCA-TROCA
Após
prévia combinação, as professoras trocaram de turmas. Por um determinado momento, elas foram visitar a turma da colega para contar-lhes
histórias.
- PEQUENOS E NOTÁVEIS LEITORES:
Os alunos do 3º e 4º anos foram incentivados a “visitarem”
as turmas da EI ao 2º ano, contando-lhes histórias com ajuda de fantoches e
pequenas dramatizações.
- JARDIM LITERÁRIO:
O jardim da escola foi enfeitado com
novas “flores” (livros) e o acesso a
eles foi realizado durante todo o dia.
Os alunos, sentados nos banquinhos do jardim ou
tatames, liam uns para os outros
ou liam silenciosamente.
- VIAGEM ATRAVÉS DA IMAGEM
Uma caixa colorida, com livros e imagens, foi colocada no pátio interno, convidando a criança a fazer sua leitura pessoal. Criaram suas próprias histórias, compartilhando ou não com os colegas.
-
PIPAS QUE CONTAM HISTÓRIAS:
O refeitório e as salas
foram enfeitados com várias pipas. Em cada uma delas, constava
título de uma história e um número correspondente. No horário da merenda, um dado era jogado e o
número “sorteado”, correspondia a um
título de um livro de histórias.
Tal história era lida por um
adulto ou aluno. A atividade aconteceu
também nas salas e todas as turmas foram contempladas com ela..
No final de cada turno,
as pipas foram sorteadas para os alunos.
A colaboração e
envolvimento de cada participante foram significativos. O dia foi intenso, com saldo
foi muito positivo. Momentos únicos foram proporcionados aos nossos alunos.
- VIAGEM ATRAVÉS DA IMAGEM
Uma caixa colorida, com livros e imagens, foi colocada no pátio interno, convidando a criança a fazer sua leitura pessoal. Criaram suas próprias histórias, compartilhando ou não com os colegas.
-
PIPAS QUE CONTAM HISTÓRIAS:
O refeitório e as salas
foram enfeitados com várias pipas. Em cada uma delas, constava
título de uma história e um número correspondente. No horário da merenda, um dado era jogado e o
número “sorteado”, correspondia a um
título de um livro de histórias.
Tal história era lida por um
adulto ou aluno. A atividade aconteceu
também nas salas e todas as turmas foram contempladas com ela..
No final de cada turno,
as pipas foram sorteadas para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário